menu
Facebook
Instagram
Linkedin
Débito automático indevido na conta corrente

O débito automático nada mais é do que permitir que o banco autorize o pagamento das contas que a ele forem direcionadas. Você autoriza o seu fornecedor de serviço, o seu credor, a cobrar diretamente a instituição financeira onde você é correntista, da mesma forma autoriza o banco a pagar a conta.

Para utilizar o débito automático você cadastra uma determinada conta informando o banco e também o credor do novo método de pagamento.

As vantagens do débito automático é não receber inúmeros boletos em casa e ter de administrar manualmente cada um deles, além claro de não precisar ficar horas na fila para efetuar o pagamento, torcendo para não ter esquecido nenhum boleto em casa e ter de voltar novamente.

Mas apesar de parecer o sonho da boa administração financeira você deve ter cuidado com o débito automático. Cobrança indevida, entretanto, não é uma prática rara de acontecer. Pelo contrário, é mais comum do que você imagina.

Evite débitos indevidos com a adoção de práticas simples

Mantenha seus dados atualizados e tenha pleno conhecimento dos valores a serem cobrados.

Verifique o seu extrato com frequência e confira cada um dos descontos apresentados pelo banco.

Veja se todos os débitos são de suas contas e se os valores estão corretos. Assim que perceber que a sua conta sofreu uma tributação indevida ligue prontamente para a fornecedora de serviço discriminada no extrato, investigue junto a ela o que ocorreu.

O Código de Defesa do Consumidor assegura que o consumidor terá restituído em dobro o valor cobrado excessivamente pelo serviço acrescido de juros e correção monetária. Exceto em casos onde a cobrança indevida seja justificada, onde a empresa apresenta argumentos persuasivos que comprovam que a cobrança não foi intencional, mas equivocadamente lançada.

E se a cobrança indevida lhe gerar alguns transtornos como por exemplo: o uso do cheque especial ou no caso da empresa recusar-se a devolver o valor pago, você pode ajuizar uma ação.  Em caso de dúvida, consulte sempre um advogado.

(11) 2501-5449

contato@dsadvocacia.com.br

Avenida do Anastácio, 749 – sala 01 / Parque São Domingos

 

Dias & Silva

Fontes: Jusbrasil/Google Imagens

 

 

 

 

Compartilhe Isso:
Comentários
Comentários  (0) Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avenida dos Remédios, 556 sala 02
CEP 05107-001 · São Paulo · SP
Telefone Fixo: 11 4554 7614 · WhatsApp: 11 99143 8862

  Atendimento com hora marcada
Alameda Santos, 2159 – Cerqueira Cesar – São Paulo
Rua Alvares Penteado, 152 – Centro – São Paulo