menu
Facebook
Instagram
Linkedin
Black Friday: saiba se proteger das fraudes e compre sem susto

A cada ano que passa, as vendas da Black Friday no Brasil aumentam – em 2018, foram 4,7% maiores do que em 2017. Mas também cresce o número de reclamações feitas por clientes durante a data, referentes a diferentes problemas e até golpes que as pessoas enfrentam ao comprar.

Listamos algumas dicas para lhe ajudar a se proteger das falsas promoções.

Falsos descontos

Compare os preços antes de comprar. A necessidade de rapidez na compra para não perder determinado produto, pode fazer com que você pague mais por ele do que deveria.

Veja se realmente houve uma variação do preço original para o dia da promoção e se vale a pena, ou se é uma propaganda enganosa. Algumas empresas costumam aumentar o preço dos produtos alguns dias antes da Black Friday para que, com os descontos, você tenha a impressão de que está comprando um produto em promoção.

Cuidado também nas compras online, pois alguns sites colocam um cronômetro de validade dos descontos, para que você sinta ainda mais a urgência de comprar.

Venda casada

Venda casada é como se chama a prática de condicionar a venda de um produto a outro. Um exemplo: só é possível comprar um smartphone se, junto dele, o consumidor adquirir também o seguro para o celular. Essa é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, portanto, não caia nela.

Cuidado com os links

Nunca clique em links desconhecidos ou suspeitos, isso pode evitar que você seja direcionado a falsas lojas online.

É bastante comum o envio de e-mails tipo spam, que parecem ser de estabelecimentos reais com chamadas para ofertas imperdíveis, mas que na verdade são links que servem como isca para que você informe os dados do seu cartão de crédito em sites de lojas que não são legítimas.

Forma de pagamento

É muito importante verificar quais as formas de pagamento são aceitas no e-commerce, especialmente se a loja virtual disponibiliza a opção do cartão de crédito. Uma loja, para poder receber pagamentos via cartão, precisa apresentar uma extensa documentação – e isso, por si só, já cria uma grande barreira para um fraudador oportunista, que cria lojas online falsas.

Guarde os comprovantes de compra

Guarde todos os comprovantes da sua compra. Se você fez uma compra física, indo até o estabelecimento, ou então preferiu a comodidade da compra online, tenha uma atenção especial com as notas fiscais, cupons de pagamento, códigos de confirmação e até mesmo os e-mails recebidos. No caso de alguma reclamação, isso servirá como prova de que a compra foi realizada.

Caso se sinta lesado em alguma contra entre em contato com um advogado especializado.

(11) 2501-5449

contato@dsadvocacia.com.br Avenida dos Remédios · 609 · sala 01/ Remédios

Atendimento com hora marcada: Alameda Santos, 2159 / Cerqueira César
Rua Alvares Penteado, 152 / Centro

Dias & Silva

Fontes: Mundo dos Advogados/ Procon

Compartilhe Isso:
Comentários
Comentários  (0) Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avenida dos Remédios · 609 · sala 01
Remédios · CEP 06298-004 · São Paulo · SP
Tel: 11 2501 5449 · contato@dsadvocacia.com.br

  Atendimento com hora marcada
Alameda Santos, 2159 – Cerqueira Cesar – São Paulo
Rua Alvares Penteado, 152 – Centro – São Paulo